2/05/2009

Quadrinhos de Sucesso

Por: Fabio Ramos*

O início da década de trinta marcou o aparecimento e o desenvolvimento das histórias em quadrinhos nos Estados Unidos. Antes disso já haviam algumas histórias desse tipo, como Wash Tubbs, em 1924, de Roy Crane. Porém, elas apresentavam um desenho caricato, quase humorístico, pois os quadrinhos começaram com histórias cômicas nos suplementos dominicais dos grandes jornais americanos para divertir o público, e por isso mesmo foram chamados de comics ou funnies. Esse tipo de desenho só mudou a partir de 1929 com Tarzan, criado por Edgar Rice Burroughs e desenhado pelo magistral Hal Foster, e com Buck Rogers, por Dick Calkins, que foi o primeiro grande sucesso dos comics.


Esse sucesso levou os sindicatos, que produzem e distribuem os quadrinhos para os jornais, a publicarem outras histórias de aventuras. Assim, surgiu em 1931 o bem bolado detetive Dick Tracy, de Chester Gould e, em 1933, Brick Bradford, de William Ritt e Clarence Gray, onde a fantasia e a ficção científica se mesclavam numa atmosfera jovial e festiva.


Para fazer frente a esses personagens, o King Features Syndicate resolveu lançar três novos personagens de uma só vez. Começava o ano de 1934, e o público americano se maravilhou com as aventuras de Flash Gordon, Jungle Jim ( Jim das Selvas ) e Secret Agent X-9 ( O Agente Secreto X-9 ). O mais curioso é que esses três personagens foram criados e desenhados pelo mesmo artista: Alex Raymond, então um jovem de 24 anos. Esse extraordinário artista e gênio criador nasceu em 2 de outubro de 1909 em New Rochelle, NY, batizado Alexander Gillespie Raymond, e desde cedo mostrou vocação para o desenho, tendo estudado na Grand Central School of Art. Começou a trabalhar como assistente de Russ Westover em Tillie, the Toiler ( Tillie, a Trabalhadora ) e depois com Lyman Young em Tim Tyler’s Luck.


Em Flash Gordon, Alex Raymond conta as aventuras de Flash, sua noiva Dale Arden e o professor Hans Zarkov, no planeta Mongo, cujo o imperador, o terrível Ming, ameaçava destruir a Terra. Terminada a aventura em Mongo, Flash passa uma temporada na Terra e volta a Mongo, agora para lutar com o tirano Bazor.
Em 1946, Alex Raymond cria o personagem Rip Kirby ( Nick Holmes ), que logo se transformou em seu novo sucesso.


Em 6 de setembro de 1956, Alex Raymond faleceu em um acidente de automóvel.

*Fabio Ramos é jornalista free lancer, colaborador de vários fanzines e colecionador de gibis.

Nenhum comentário: