2/12/2009

ENTREVISTA: Dom Cabral

Dom Cabral é um daqueles artistas persistentes e que busca sempre um ideal. Criador dos personagens Crutsana, Crustacius e toda turma dos Defensores da Natureza, Cabral possui um talento invejável. Sua página na Internet é super bem feita e através dela, suas criações fluem e chegam ao mundo, mostrando a qualidade dos seus traços e das suas idéias. Nessa excelente entrevista ao nosso blog, ele nos conta um pouco de como tudo começou, seus planos e sobre suas afinidades com os quadrinhos. Confiram o bate papo:

Por: Alex Sampaio

Quem é Dom Cabral?
Nasci em Blumenau, SC. Há 32 anos trabalho como desenhista, minha especialização é Desenho Têxtil, profissão que segui na maior parte de minha carreira, porém hoje moro em Fortaleza.Trabalhei em empresas do ramo de estampas, por exemplo, Artex, Hering, Marisol, entre outras. Como artista plástico fui sócio-fundador de 2 associações, Bluap em Blumenau, e Ajap em Jaraguá do Sul. Mas agora me dedico ao projeto de vida (sonho) que é fazer a Crutsana viver para sempre.


Como surgiu o interesse pelos desenhos e conseqüentemente pelos quadrinhos?
Sou do tempo que se trocava revista na porta do cinema. Meu pai para dar inicio a minha coleção comprou uma série de revista, entre elas, Mickey, Pato Donald, e a partir daí, começou minha paixão pelos quadrinhos, principalmente Disney.


Que tem lido em termos de HQ ultimamente?
Muitos fanzines, feito principalmente, no Ceará, ou aqueles que recebo via correio. Quero salientar o Manicomics, muito bom por sua diversificação e qualidade. Também o Bone, criado por Jeff Smith. Mas não deixo minha paixão pela Disney, em especial, Mickey.


Fale um pouco sobre Crutsana, Crustacius e a Turma dos Defensores da Natureza:
Tudo começou no sonho de fazer um desenho animado com meu mestre e amigo, Roberto Sombrio. Trabalhamos durante anos, juntos, na Artex. Ele, pesquisou as lendas brasileiras e eu fui busca algo diferente, fui observando que os ratos e os patos, já haviam sido aproveitados com o melhor. Hanna-Barbera já havia feito todos os outros animais e, em minha opinião, Mauricio de Souza criou as melhores crianças. Somente restou o fundo do mar, daí então fiz pesquisa em enciclopédias e encontrei um ser diferente, era o Carangueijo-Eremita (Ermitão), comecei então a desenhar procurando simplificar os traços. Daí surgiu Crustacius e Crutsana em 1974.


Hanna Barbera fez todos os animais, Mauricio de Sousa criou as crianças e só me restou o fundo do mar. Daí surgiram Crustacius e Crutsana em 1974!


Sua identificação com o tema das suas HQs vem de alguma militância ecológica?
Não, de jeito nenhum. Bem, minha maior preocupação veio, em torno de 20 anos atrás, quando em minha cidade natal comecei a notar que o rio que eu pescava, com amigos e família, estava mudando de cor, daí veio essa preocupação com o meio-ambiente que desde aquela época só fez aumentar.


Como tem sido a aceitação dos leitores aos seus personagens?
Impressionante. Creio que as crianças se identificam bastante com o fato de meus personagens se assemelharem a pequeninos fofinhos, em resumos, crianças também. Sempre após fazer minha apresentação sinto que cada vez mais as crianças se apegam a eles, até por que recebo muitos e-mails e sou abordado pelas crianças nos colégios me perguntando sobre os personagens. Além disso, tenho a felicidade de ouvir as crianças dizendo para mim após a Crutsana se apresentar que querem ser defensores da natureza, que é uma espécie de associação que pretendo criar no futuro estando muito próxima de um Clube, seria o Clube da Crutsana e os Defensores da Natureza.

Você também ministra palestras. O que aborda basicamente nesses encontros e como é a receptividade da platéia?
Bem, na verdade não são palestras, se parecem mais com apresentações. Essa apresentação, atualmente, conta uma história onde o título é Lixo no Lixo, ela é contada na forma de desenho animado, e narrativa de um Contador de Histórias, no caso eu. Dentro dessa história é contado sobre Reciclagem, a importância de se colocar o lixo no lixo e sempre se preocupando em separar adequadamente cada tipo de resíduo. A receptividade das criança chega a ser emocionamente, já que ela pedem tanto para se repetir a apresentação, e tenho notado que sempre tende a aumentar. Outro fator que indica tal receptividade é o fato de receber tantas ligações de escolas e profissionais que lidam com educação infantil sempre pedindo meu comparecimento, seja para conversar, como também, para marcar uma apresentação. Outro fator que mostra a receptividade é que sempre ao término da apresentação ofereço a revista para venda, mas de alguns meses para cá, nem chego a oferecer, as crianças já me abordam na procura de uma nova revista.


Como todo entrevistador de artista nacional, uma pergunta não pode faltar: Você já procurou alguma editora para mostrar seus trabalhos?
Não, não fui. Porém está em andamento um projeto de lançamento junto uma editora local em Fortaleza para o lançamento de 01 livro infantil, baseado na apresentação é feita nas escolas. Porém, o leque está se abrindo e estamos nos preparando para ofertas de editoras que queiram entrar como patrocinadoras de nossa revista infantil, jornal e novas apresentações. Também está sendo uma revista com alto padrão de qualidade, onde seu objetivo principal é o mercado americano e europeu. Seria uma Revista em Quadrinhos, dividida em 3 partes, sendo que as duas primeiras já estão prontas, este trabalho é uma parceria entre eu e Daniel Brandão Estúdio, uma empresa do ramo local de Fortaleza.


Sua revistinha Crutsana tem um perfil direcionado ao público infantil. De fato a HQ brasileira é mais forte junto a esse segmento?
Acredito que sim, afinal, Mauricio de Souza, Turma do Xaxado (Cedraz - BA) e a própria Disney, são o mercado principal do Brasil. Mas eu creio que esse cenário está mudando, novos quadrinhos aparecem a cada dia e eu vejo eles, não digo tomando, mas reinvidicando um espaço que a muito tempo não lhe é cedido.


O que falta para o quadrinho nacional difundir mais pelo país?

Projetos mais sólidos, e que demonstrem características definidas. Uma personalidade própria. E daí, cada um partir para buscar seu espaço no mercado, como estou fazendo atualmente, e com sucesso.


Existe futuro para o artista brasileiro em nosso país, ou teremos sempre que bater às portas do mercado americano?

Existe sim. Como disse na pergunta anterior, é necessária uma responsabilidade e que o profissional abrace a idéia como se ela já fosse dar certo, afinal, a personalidade e a maneira como você apresenta seu produto é essencial para que o público, cito investidores e consumidores, acredite também.


O futuro do artista brasileiro depende de sua responsabilidade e de abraçar a idéia acreditando que vai dar certo!


De onde vêm suas inspirações para seus roteiros?
O cotidiano. Existe exemplo maior para se aplicar nossa criatividade do que simplesmente olhando para o mundo? É a base do conhecimento, a observação e busca concretizar isso de todas as formas possível, eu uso minha arte dos quadrinhos.


A Internet é realmente uma alternativa de mercado para os artistas de HQ?
Bem, antigamente quando se trabalhava com o não-local era um processo lento e que as vezes gerava ruídos de comunicação, afinal, eram cartas e telefonemas, creio que a internet acelerou esse processo e tornou o mesmo bem mais eficiente, então na verdade o mercado não mudou, apenas se tornou mais rápido, mas ainda há demanda para nossos profissionais, e ao mesmo tempo, se a demanda aumenta, a quantidade de profissionais também aumenta, em resumo, está praticamente no mesmo nível de concorrência.


Como anda a audiência do seu site na Rede?
Depois que comecei a fazer as apresentações, o website da Crutsana começou a ser mais visitado, porém ele não é a ferramenta principal que está divulgando meu trabalho. Recebi e-mails de propostas, mas em números, não se compara com o contato pessoal. E isso somente aconteceu depois que comecei a fazer as apresentações, por que antes, era como um papel no chão, algumas pessoas visitavam, mas marca alguma ficava. Hoje já posso dizer que meu site é visitado com certa freqüência, por isso aviso, entrem mais, em breve faremos uma revista on-line, novos jogos e Loja On-Line, mandem e-mails que estamos organizando tudo.


Há espaço para outros artistas na Crutsana?
Sim. Hoje conto com a colaboração de Ronaldo Mendes, um desenhista, que faz os quadrinhos para o projeto da Crutsana, o Everton que começou a fazer agora as animações da Crutsana. Mas não pode parar por aí, por isso estamos trabalhando no lançamento do Jornal e em concretizar a periodicidade da Revista da Crutsana, tornando-a mensal. E posso dizer com plena certeza, é difícil encontrar roteiristas dispostos a trabalhar nesse nicho de mercado, para esse público, que acredito ser uma potencialidade.


Que tem feito ultimamente em termos de quadrinhos?
Bem, sem querer ser exclusivo. Crutsana e os Defensores da Natureza é a nova onda. J Brincadeira, tenho me dedicado plenamente a esse projeto, afinal, é um sonho que quero realizar, é um projeto de vida.


Quais seus planos para o futuro com seus personagens?
Formar uma Geração Crutsana. E como projeto a longo prazo, tenho o plano de concretizar um Parque Temático da Crutsana, ecologicamente correto e sempre buscando essa formação.


Que acha dos fanzines como publicação alternativa?
Comecei apresentando meu trabalho fazendo o Zine Quadrimix, notando uma receptividade positiva e abrangente, resolvi partir para uma revista independente, aproveitando sempre o padrão e os moldes do zine. Então pode-se dizer que o Fanzine é um caminho para tornar seu trabalho algo conhecido.


Se você tiver um sonho e realmente acredita nele, largue tudo e faça acontecer!


Como anda a qualidade dos quadrinhos brasileiros?
Se formos falar dos Zines, tem alguns que quero destacar: Manicomics, Irmãos Gabriel e Ba. Em Recife conheci artistas ótimos.


Suas considerações finais:
Como profissional quero deixar uma mensagem para meus colegas e futuros colegas que ainda estão adentrando nesse mercado de apaixonados. Durante 30 anos trabalhei como desenhista e sempre tive meu sonho em paralelo de tornar minha criação (Crutsana) algo real e capaz de andar sozinha um dia. Quando tomei a decisão de que realmente devia me dedicar integralmente a esse projeto, ele deu certo, e continuará dando, pois acredito que a mensagem dele seja forte o suficiente para agradar e cativar o maior numero possível de fãs. Então encerro, citando que, se você tiver um sonho e realmente acredita nele, largue tudo e faça acontecer.


Nossos sinceros agradecimentos ao artista Dom Cabral por nos conceder esta excelente entrevista.

2 comentários:

Dom Cabral disse...

Obrigado Alex! Colocamos a entrevista e a indicação do seu blog no nosso. Confere lá: crutblog.blogspot.com

Deborah Freire disse...

Adorei a entrevuista e o projeto! Parabéns!