4/01/2013

Cartunista Jaguar é diagnosticado com cirrose avançada



Ao completar 80 anos, o cartunista Sérgio Jaguaribe, o popular Jaguar, recebeu a notícia que seu fígado sucumbira à uma cirrose avançada, acompanhada de câncer. Jaguar que sempre disse ter orgulho do seu fígado, afirmou que se sentia hepaticamente corneado, usando o seu célebre humor implacável. A paixão por botecos e um trago é antiga na vida do cartunista. Com esse histórico, não por acaso, um de seus livros chama-se "Confesso que Bebi - Memórias de um Amnésico Alcoólico", publicado pela Editora Record, com 160 páginas. Jaguar mora em um apartamento com sua esposa, a médica Célia Pierantoni, no Leblon, no Rio de Janeiro. Com sua nova rotina sem o álcool, seus planos e suas histórias, agora são sempre com a verve afiada que usa tanto para falar de si mesmo quanto dos outros. Ainda lembra de episódios marcantes da época do Pasquim e das mortes de dois companheiros do período, Millôr Fernandes e Ivan Lessa, e o aniversário de 80 anos de Ziraldo.

4 comentários:

Murillo diMattos disse...

Triste saber dessa noticia. Bom, no entanto é o texto rápido e preciso na qual se relata isso. Tenho aquela inveja boa quando leio coisas assim... um dia quem sabe aprenderei a ser direto dessa maneira, sem que com isso perca o atrativo do assunto relacionado.

Gostei do blog! Parabéns...

Caso queira me seguir, o que seria um prazer, eis o link do meu portal:
www.porticusinitia.blogspot.com.br

LAMBAGE disse...

Jaguar foi um dos grandes artistas do período da ditadura brasileira. Merecia mais destaque na mídia.

Murillo diMattos disse...

Como publicado em meu blog, onde trato de um assunto assim... eu, Irmão, concordo contigo... muitos nesse país executam trabalhos que os tornam merecedores de um destaque mais top, mais up, mas infelizmente a mídia de grande porte só se ocupa com os “Luans Santanas”, os “Lek Leks” e as “Bandas Calypsos” da vida... nada contra estes e seus estilos nada atrativos, e apesar de não curtir nem um e nem outro, acho que há um imenso espaço para todos, mas os meios de comunicação não sã em nada democráticos, pois aonde você vá, ou vê, ou lê e ouve só dá esses e alguns mais de estilos duvidosos à nossa inteligência ... artistas e personalidades como Dércio Marques, Zé Rodrix, Emílio Santiago, Millor Fernandes, Aziz Ab'Saber... entre outros, se foram e a mídia só dedicou a estes, notinhas de pé de página com letrinhas bem miúdas. Infelizmente nosso país vai caindo ainda mais para um gosto cultural que eleva somente a animação, mas que nem de longe nos faz refletir para o que deveria mesmo ser taxado como a boa cultura... aquela cultura que desperta em nós as questões do porquê das coisas... aquela cultura que nos abre os olhos para possamos de fato enxergar o errado e mudar o caminho para o que é certo... aquela cultura que nos fez criar movimentos que romperam o clássico cotidiano e assim nos apontou como um dos países mais criativos no que diz respeito a todos os seguimentos artísticos... movimentos como a Semana de 30, como a Tropicália, a Bossa Nova e recém Manguebeat... movimentos que mexeram com estruturas, mas que vieram para somar ao bom gosto. Se que papo cabeça demais as vezes cansa, que é visto como coisa de CDF, nerd e outros mais rótulos ridículos, mas quando se coloca o que é banal a frente de tudo que é visto como cultura de fato, é hora de uma preocupação imediata... só que não há... não ainda! Essa mídia, por enquanto, só vê no que hoje se faz, uma fonte inesgotável de dinheirama, mas como nem tudo nesse país é para sempre, a cultura nos bastidores está se reformulando, pois existem pessoas como você e eu, que graças a Deus estamos entre outros demais, lutando para que o povo ao olhar, veja e enxergue o que realmente é bom aos olhos e aos ouvidos... ai quem sabe, a cultura, essa que é pobre (mas que pode evoluir), ceda espaço a excelência, não por vergonha, mas sim pelo que já foi dito: há espaço para todos! A mídia é inteligente e sabe disso...

Abraços, amigo!!!

Rogeblow disse...

Curto demais os trabalhos dele.