4/17/2013

Artista se destaca na arte de esculpir personagens de quadrinhos



Qualquer um que acompanhou ou tenha acompanhado as aventuras de personagens como Lion dos Thundercats, Esqueleto do filme He-man, Conan o bárbaro, entre outros, deve ficar entusiasmado. O artista plástico Polion dos Santos Gonçalves, natural de Patos trabalha com esculturas. Ele é o responsável pela produção das esculturas desses personagens esculpidas sob encomendas. Polion esculpi diversos personagens de filmes e Histórias em Quadrinhos, todos feitos por meio da técnica de biscuit em porcelana fria. Os bonecos medem entre 20 e 25 centímetros.

O artista afirmou que seu interesse pelos personagens representados nas esculturas vem desde sua fase de criança, quando teve o primeiro contato com os desenhos animados, histórias em quadrinhos e com a arte de desenhar.

Dentre as suas influências, Polion destacou que procura inspiração também nos trabalhos de Ray Harryhausen, mestre de uma das mais antigas técnicas de efeitos especiais do cinema: a animação quadro a quadro, também conhecida por animação dimensional, muito utilizada nos filmes clássicos como King Kong, Simbad e a Princesa e Fúria de Titãs.

Em se tratando de viver de arte na cidade de Patos, Polion dos Santos disse estar satisfeito, principalmente porque encara sua profissão com prazer, pois admira a arte. Ele também se diz como uma pessoa perfeccionista no seu ofício.
Para se aprofundar nas referências que utiliza nos trabalhos, Polion procura estar sempre atualizado, seja assistindo a documentários ou lendo sobre desenhos e outros aspectos inerentes ao universo de filmes e HQs. Além da produção de esculturas em biscuit, Polion dos Santos também costuma desenhar e ilustrar algumas publicações que recebe como encomenda. Ele também afirmou estar com vontade de dar continuidade a outra técnica artística, que é a pintura em tela.

Nenhum comentário: