Um estudo da
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) utilizou histórias em quadrinhos
para ajudar crianças em idade de pré-alfabetização a identificarem a presença dos
distúrbios do sono nelas mesmas ou em membros de suas famílias. Os desenhos
ajudaram no reconhecimento do ronco, insônia, síndrome da apneia obstrutiva do
sono e síndrome das pernas inquietas. O objetivo do estudo foi evitar o
agravamento desses problemas, além de trazer o reconhecimento de que roncar não
é normal e pode significar problemas de saúde mais sérios. Foram submetidas a
uma avaliação 548 crianças, com idades entre 6 e 10 anos, estudantes do ensino
fundamental em escolas públicas e privadas. Após a leitura das histórias em
quadrinhos, que trazem esclarecimentos sobre os temas ligados aos distúrbios do
sono de forma lúdica, o percentual de alunos que avaliaram o ronco como algo
normal caiu para 37,3%. A maioria das crianças (61,4%) passou a identificar o
ronco como um sintoma. Outro dado interessante da pesquisa, foi a percepção de
que o ronco é visto principalmente como um incômodo social. O diagnóstico
dessas doenças de maneira precoce, tornam seus tratamentos mais eficazes. O
ronco primário infantil, por exemplo, quando não tratado, pode desencadear a apíneia
obstrutiva, trazendo problemas cardiovasculares. Enfim, um estudo importante
para a medicina e mais uma vez, os quadrinhos envolvido em questões sociais.
Um comentário:
A leitura em si acho que ajuda,sendo HQ´s acho que ajudaram mais ainda.
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