12/03/2015

Quadrinista brinca com Deus e critica fanáticos



O quadrinista Carlos Ruas,  autor das tirinhas de "Um Sábado Qualquer" , criou uma enorme polêmica com suas declarações sobre Deus. Alguns leitores se queixaram que suas histórias estão cada vez mais acidas, mais politizadas, algo que, como é possível perceber, o autor assume. Interessado por religião e mitologia, o artista se apoiou nesses assuntos para criar um trabalho que costuma ser visto por cerca de 30 mil pessoas por dia em seu próprio site e é acompanhado por quase 2,5 milhões de seguidores no Facebook.

As tiras começaram a ser publicadas há seis anos, quando Ruas ainda batia cartão como designer gráfico e fazia sua arte nas horas vagas. Pouco tempo depois, com uma média diária já superior a 10 mil acessos no blog e vendo a empresa na qual atuava falir, decidiu que era o momento de viver daquilo que mais gostava de fazer.

Ruas já transformou o seu trabalho em três livros, dois reunindo as tiras da web e um almanaque que, além dos quadrinhos, propõe algumas atividades aos leitores.

Ruas criou a campanha "Jesus Sorria Mais", que incentiva pessoas a retratarem o símbolo máximo do cristianismo em situações felizes, e ironizou quem acha pecado rir com Deus quando desenhou uma tirinha com seu personagem divino triste, sentando em um banquinho de balanço, sem ninguém por perto, acompanhado somente da frase "Com Deus não se brinca". Para Ruas, os fanáticos querem transformar as crenças religiosas em leis, e por isso, não consegue ficar quieto, buscando se posicionar usando sua arte.


Nenhum comentário: