9/03/2022

Zé Carioca faz 80 anos e se reinventa

 



Criado em 1942, há 80 anos, Zé Carioca fez sua estreia nos cinemas com a primeira exibição mundial do filme Alô Amigos. Na história, o papagaio recebe Pato Donald no Brasil durante sua viagem pela América Latina e apresenta a ele culturas locais.

Zé Carioca foi composto com características que refletem o brasileiro sob a ótica americana. Com um caminhão de estereótipos. O papagaio possui ares de malandro, usando paletó e chapéu. Mora na Vila Xurupita, um bairro fictício do Rio de Janeiro, em uma casinha simples. Com seu habitual  “jeitinho brasileiro”, o personagem passa o fim de semana jogando futebol, apesar de sempre estar afundado em dívidas.

Agora o Zé mudou. O papagaio famoso passou a ser trabalhador. Não vive mais de calote e não dá mais golpes.  Gosta de trabalhar e acabou a malandragem. Não tem aquelas coisas pesadas de antigamente.

Para o roteirista Gerson Borlotti, com mais de 500 histórias do personagem, a personalidade do papagaio foi expandida com o intuito de abranger o Brasil de forma geral. Sem exageros. Atualmente, características como bom humor, hospitalidade e alto-astral são mais destacadas.

O personagem da Disney ainda funciona como um garoto-propaganda do país. Um octogenário que ainda é puro suco brasileiro. 



Nenhum comentário: