8/11/2012

Anúncio da KIA Motors é acusado de incentivar a pedofilia



Um anúncio em forma de histórias em quadrinhos produzido pela agência brasileira de publicidade Mona para a fabricante de carros KIA, vem causando enorme polêmica e mau estar no mundo da mídia brasileira e também em alguns países. Discussões nas redes sociais brasileiras questionou a idoneidade do anúncio, que para os membros, o mesmo sugere uma relação de pedófilia entre o professor e a aluna. Polêmicas como essa se tornam ótimos materiais pedagógicos para aprender e ensinar leitura crítica da mídia, porque estimulam o debate e forçam os alunos a emitirem uma opinião baseada em argumentos. Nesses momentos, é preciso saber identificar recursos da linguagem, representações, possíveis reações da audiência, que são alguns dos chamados conceitos-chave da mídia-educação. Agora pergunto: Na sua opinião, o anúncio incentiva a pedofilia?  Em quais evidências você aponta essa hipótese?

3 comentários:

Marcão disse...

Não vi nada que possa passar ideia de pedofilia, a unica coisa que vi é que o professor que recebe a maçã é um o que come é outro.

Cesar Crash disse...

Aqui na imagem original completa, fica claro que a proposta do anúncio é algo como duas formas de se contar a mesma estória. Do lado esquerdo, seria uma relação inocente entre professor e aluna, do direito há um clima erótico. Penso que se do lado esquerdo a aluna aparentasse a mesma idade que a do lado direito não haveria problema, mas como a da esquerda é claramente uma criança, pra mim a pedofilia está clara no anúncio sim.

LAMBAGE disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM CESAR!