4/18/2011

Exposição de Crumb em guardanapos



Este mês a Galerie Martel, em Paris, exibe e vende uma seleção de desenhos de Robert Crumb, feitos em guardanapo de papel. A exposição mostra traços fantásticos do artista que é um dos nomes mais importantes do movimento de quadrinhos underground, que teve início nos anos 1960, e que abriu as portas para uma legião de autores e publicações independentes.O impressionante, é que tem guardanapo de papel cotado a 3900 Euros ( quase R$ 9.000,00 ) e a procura é grande. Crumb sempre foi um desenhista compulsivo, e todo pedaço de papel que caia em suas mãos, transformava-se em uma tela para seus delírios e observações sobre o ser humano. Ainda mais quando este pequeno pedaço de papel se convertia em um tesouro vendido por milhares de euros a colecionadores de todo o mundo. Sua compulsão pode ser comprovada também nas dezenas de livros de esboços e estudos, os Sketch Books, publicados nos Estados Unidos e Europa, e que reproduziam os cadernos de desenhos do autor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem que eu não pagaria 9 mil reais num desenho do Mestre Crmb, mas é fantástico ver o valor que eles dão para os artistas lá fora, até mesmo os artistas dos quadrinhos, isso é sensacional!

LIDIO disse...

Crumb é um gênio. O desenhista mora na França e um dos grandes trabalhos seu, foi aquela que é considerada a principal publicação em HQ do ano. O Gênesis, versão ilustrada do primeiro livro da Bíblia. Fantástico!

http://khneira.blogspot.com/ disse...

O laerson tá certo, mas o lance lá é outro nível cultural, aki num tem isso, aki ele seria um sem noção que ao invés de trabalhar, fica perdendo tempo rabiscando guardanapos.... é nois, 3ºmundo mental.