6/07/2010

HQs políticas do Irã ganham versão em português




Por: Fernanda Mena

Em Teerã, uma história em quadrinhos de temática política que virou sensação na internet, ganha versão em português.
"O Paraíso de Zahra" conta a história de uma mãe em busca do filho, desaparecido após um protesto contra as eleições de junho de 2009 que mantiveram o presidente Mahmoud Ahmadinejad no poder.
A graphic novel é criada em tempo real, como uma novela na internet, e sua autoria é mantida sob anonimato. Isso porque o roteirista iraniano, identificado apenas como Amir, e o desenhista árabe, Khalil, têm medo de que seus familiares no Irã possam sofrer represálias do governo.
O enredo de "O Paraíso de Zahra" é inspirado na história da estudante Neda Soltan, morta com um tiro no peito durante um desses protestos, em junho de 2009.
A cena foi toda filmada e correu o mundo via YouTube em poucas horas para depois chegar aos jornais e à TV como símbolo dos abusos do atual regime iraniano.
A instantaneidade com que a internet revelou ao mundo o que os aiatolás tentam esconder deu a Amir e Khalil a ideia de criar uma história em quadrinhos que usasse o mesmo recurso para o mesmo fim.
Quando for finalizada, em agosto de 2011, a história ganhará versão em papel. No Brasil, o livro será publicado pela editora Leya.

Nenhum comentário: