5/19/2009

Criada Gibiteca de Fortaleza

A criação de uma Gibiteca em Fortaleza sempre foi o sonho de todos que produzem ou apenas lêem quadrinhos na capital cearense. Por sua importância, foi o tema da segunda edição publicada pela Seqüencial, em 25 de julho de 2006, ainda quando tudo não passava de uma demanda em discussão no âmbito do Orçamento Participativo da Prefeitura. Hoje, passados quase três anos, o sonho tornou-se realidade dentro do projeto de ampliação da Biblioteca Municipal Dolor Barreira, reinaugurada dia 30 de abril. Nela se encontra a Gibiteca de Fortaleza!

O espaço conta hoje com um acervo operacional de 3.476 gibis de várias editoras, divididos por gêneros. O leitor vai encontrar uma sessão infantil com Luluzinha, Turma da Mônica, e afins; outra com os chamados quadrinhos para adultos, incluindo clássicos como "Watchmen" e "V de Vingança"; tem mangás, publicações underground e algumas de teor histórico; assim como obras de Lourenço Mutarelli e Robert Crumb. Nada mau para começar a brincadeira.

O processo de aquisição de títulos é lento, uma vez que só pode acontecer através de edital público. Desta fase de implementação também fazem parte as discussões públicas promovidas na Gibiteca, reunindo na maioria desenhistas e roteiristas de quadrinhos, estudiosos da área, produtores culturais e leitores do gênero.

Nenhum comentário: