1/18/2011

Um Lanterna Verde bem brasileiro

Um herói humano, sem poderes especiais. Sem seu anel, ele pode apanhar até de uma velhinha mau humorada. O Lanterna Verde nunca pertenceu ao primeiro escalão de super-heróis da DC Comics. Apesar de poderoso, ele sempre figurou num segundo plano, atrás dos popstars Superman, Batman e Mulher-Maravilha. Uma mudança de postura da editora, porém, transformou tudo. Desde o ano passado, sua revista vende 200 mil exemplares mensalmente. O primeiro filme do herói está acabando de ser rodado e é aguardado para julho deste ano. E a razão disso tudo, é a saga dos quadrinhos do Lanterna, chamada "A Noite Mais Densa", lançada a pouco tempo no Brasil.

Para traduzir a revista em arte, o desenhista brasileiro Ivan Reis, 33 anos foi convidado para alavancar o herói. "Na semana passada, o Geoff disse que a minha chegada à revista fez com que ele pudesse expandir os limites da imaginação. Você pode imaginar como tive trabalho, não é?", conta o desenhista, que faz HQs americanas desde os 19 anos, sem sair de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Seu trabalho na publicação lhe rendeu, entre outros, o prêmio da conceituada revista de quadrinhos americana Wizard, como o melhor desenhista, em 2007.

Os desenhos de Ivan foram tão relevantes para o crescimento do personagem que ele foi convidado pelo colega Geoff Johns para visitar as gravações do filme do Lanterna Verde, onde teve uma surpresa. "Foi incrível ver desenhos meus pendurados lá, para servirem de base", conta. O ápice do trabalho de Ivan Reis como personagem já pode ser visto nas bancas. "A Noite Mais Densa" é vendida mensalmente, até fevereiro de 2011, a R$ 5,90. Mas seus acontecimentos invadem as outras publicações da editora, como a própria revista do Lanterna Verde e a Universo DC. "O Lanterna não tinha uma revista própria aqui no Brasil. Começou em 2008. Hoje, já está entre as três mais vendidas, ao lado de Superman e Batman", explica Levi Trintade, editor da revista do herói, que sequer consegue quantificar a quantidade de e-mails que recebe mensalmente perguntando sobre a nova saga da DC. "É muita gente elogiando o trabalho e querendo saber mais".

O grande desafio foi encontrar um equilíbrio gráfico para todos esses elementos", explica Ivan Reis. Na moda dos heróis, a tendência agora é o verde.

Nenhum comentário: