10/04/2014

Desenho de Tom & Jerry é acusado de racista


A famosa série animada Tom & Jerry foi classificada pelo serviço de venda online de filmes Amazon Prime Instant Video como "politicamente incorreta". Na descrição da segunda temporada do desenho, o site adverte os espectadores às cenas de "preconceito racial", afirmando que ele pode "reproduzir preconceitos étnicos que eram comuns na sociedade norte-americana”.

Tom & Jerry chegou à televisão dos Estados Unidos em 1940, período em que a segregação racial era abertamente praticada. No desenho, a principal polêmica é com a empregada negra Mammy Two Shoes, personagem criada com diversos estereótipos racistas. A série já sofreu diversos cortes para se adequar ao considerado politicamente correto, como a cena em que os personagens Tom e Jerry fumam para conquistar uma gata.

Após a notícia da classificação da Amazon, aconteceram diversas discussões nos Estados Unidos, com acadêmicos defendendo que não seria possível julgar a temática do desenho com base nos "padrões modernos de comportamento" e que as crianças não ficariam chocadas com as cenas.

2 comentários:

Anderson "ANDF" Ferreira disse...

E os desenhos atuais, que tem escatologia (nem todos, claro), serão censurados e editados amanhã?! Daqui a algum tempo, vai sobrar até pro Pica-Pau! Não, pera... já andavam colocando mesmo "Censura 10 Anos" pra ele, num canal brasileiro.

Anônimo disse...

Concordo com Anderson. Assim fica difícil fazer arte, onde o politicamente correto dita as regras.