10/26/2011

Turma vende 500 mil exemplares

Mauricio de Sousa foi surpreendido nesta semana com os números de vendas das edições da Turma da Mônica Jovem. A edição 34 da Turma da Mônica Jovem teve uma tiragem de 500 mil exemplares. Um feito e tanto para os dias atuais. Enquanto isso, nos Estados Unidos, os números para esse mercado são mais desanimadores. Nenhuma HQ vendeu mais de 100 mil cópias. A diferença entre as situações está, para Sousa, em sua capacidade de se adaptar a novos contextos. Em 2008, por exemplo, ele envelheceu os personagens da turminha, apostando no mercado teen. O próximo passo será torná-los adultos. O empresário faz parte de um mercado que, na última década, viveu a entrada de gibis japoneses, o surgimento de novas editoras e selos especializados e a consagração de artistas nacionais. Mesmo assim, seus personagens estão vivos e cada vez mais influentes no conceito dos leitores e fãs. A Mauricio de Sousa Produções, maior estúdio de quadrinhos da América Latina, tem 200 artistas, faz parceria com 110 empresas e publica gibis em 12 editoras. Produz cerca de 1.200 páginas mensalmente.

10/22/2011

RV promove Feira de Autores







A RV Cultura e Arte de Salvador organizou a Feira de Autores no último sábado, dia 08 de outubro, que contou com a participação de Gabriel Bá e Fábio Moon, que toparam vir lançar a edição Daytripper no evento. O envolvimento dos fãs de quadrinhos e dos autores foi enorme. Estiveram presentes também na Feira, Rafael Grampá, Gustavo, Marcello Fontana, Flávio Luiz e Pedro Franz. Uma bela iniciativa da RV, que tem buscado cada vez mais promover encontros dessa natureza na capital bahiana. Acima, fotos do evento:

10/17/2011

Super Herói é preso nos EUA

O Super Herói americano Phoenix Jones, que vinha patrulhando as ruas de Seattles, nos Estados Unidos, com o objetivo de ajudar a combater o crime, foi preso no último fim de semana e levado para a cadeia do condado de King acusado de agressão. Ele teria utilizado spray de pimenta contra um grupo de pessoas. Phoenix Jones alegou que usou o spray para separar uma briga de bêbados, que teria começado em um bar da região por onde ele passava. O nome verdadeiro do herói é Ben Fodor. Ele também é conhecido por ser lutador de MMA.

10/14/2011

Fã do Super-homem faz cirurgias

O filipino Herbert Chavez, de 35 anos, fez plásticas no nariz, nos lábios, nos olhos, no queixo, alterou a forma das coxas e até clareou o tom da pele, para se parecer com Super Homem. Ele começou a fazer cirurgias estéticas em 1988, com intenção de ficar com feições semelhantes ao ator Christopher Reeves, que tinha interpretado o Super Homem. Chavez fez um aumento no queixo, uma rinoplastia para ficar com um nariz igual ao do Reeves, implantes de silicone nos lábios e implantes nas coxas para parecer mais musculado. Também sofreu uma lipoaspiração no estômago e agora planeja fazer uma operação no abdómen. Ele não exclui a possibilidade de uma operação para ficar mais alto, já que mede 1,70 metros e o Super-homem mede 1,88 metros. Esse é super fã...

10/12/2011

ThunderCats ganha estilo mangá

Vira e mexe desenhos que fazeram sucesso em outras épocas reaparecem de um jeitinho diferente. É o que aconteceu com os "Smurfs", que eram populares nos anos 80 e 90 e viraram filme em 3D. Agora chegou a vez dos felinos de "ThunderCats" ganharem uma versão toda atual e moderna. A nova versão do desenho manteve personagens queridos, como a Cheetara e o Lion-O. Mas os gatos estão com um visual diferente, mais parecido com o estilo dos desenhos japoneses, que têm olhos grandes. Digamos, um estilo mangá!

10/10/2011

Dubladores brigam por salário

Após 23 temporadas, a Fox pode colocar um fim na série de animação "Os Simpsons". O problema seria um acordo financeiro com o elenco que dá voz aos personagens. De acordo com o site The Daily Beast, os atores tentam negociar uma redução dos salários em troca de participação nos lucros de merchandising e licenciamentos. A quantia de dinheiro envolvida é tão alta que os atores propõe diminuição de 30%, enquanto a Fox quer 45% de corte nos salários. Segundo uma fonte ouvida pelo site, o estúdio quer reduzir custos de produção ou terá que acabar com algumas de suas atrações. Cada ator que trabalha em "Os Simpsons" recebe US$ 8 milhões por 22 semanas de trabalho

10/06/2011

Propaganda acusada de pedofilia

A agência brasileira Moma, responsável pela criação de duas peças publicitárias acusadas de terem conteúdo pedófilo, teve os prêmios ganhos no festival internacional de Cannes cancelados pelo Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil. De acordo com o site CCSP, o Leão de Prata na categoria Press e Leão de Bronze em Outdoor conquistados com campanha de ar-condicionado para Kia Motors, foram conquistados de forma irregular.
As regras do Cannes Lions determinam que, se solicitadas, deverão ser oferecidas provas de que as campanhas foram de fato veiculadas e que foram legitimamente criadas para um cliente pagante. Apesar das várias conversas, a Moma Propaganda não ofereceu as evidências exigidas e, portanto, os prêmios foram cancelados, afirmou Philip Thomas, CEO do Festival, segundo o CCSP.
As propagandas feitas pela Moma pretendiam vender o ar condicionado Dual Zone, que oferece temperaturas diferentes dentro do mesmo veículo. Histórias em quadrinhos sobre a Bela Adormecida e um diálogo entre uma aluna e um professor foram usadas para ilustrar a proposta. Elas foram consideradas inadequadas pela Kia Motors America.
A Kia Motors America disse estar fazendo o possível para informar o consumidor e a mídia que não foi ela que aprovou o anúncio e que, da mesma forma que os consumidores americanos, considera as peças totalmente ofensivas e inapropriadas, afirmou Michael Sprague, vice-presidente de Marketing e Comunicação da KMA.
A Moma lamentou a polêmica levantada em torno das peças, avaliadas por 32 pessoas de diversas nacionalidades em Cannes e que não levantaram qualquer polêmica no momento da avaliação.

10/03/2011

Quadrinhos para alienar os jovens

Em meio à campanha de conscientização sobre a dita importância das pesquisas com animais não humanos, iniciada no ano passado, uma cartilha de visual e linguagem juvenis que inclui uma história em quadrinhos sobre a exploração de cobaias em laboratório, publicada no site oficial da campanha chama a atenção por tratar os jovens como alienados. Basta dar uma lida atentamente para percebermos como a historinha é tendenciosa e bastante preconceituosa, e inclusive omite diversos aspectos críticos e desenha de forma muito depreciativa aqueles que são contrários ao tema. No conjunto, a campanha procura conquistar adeptos para aumentar o número de cidadãos contra as pesquisas de célula tronco. Nada contra a campanha, mas é preciso respeitar a opinião de todos e jamais procurar denegrir uma parcela da população que é muito significativa: os jovens!

10/01/2011

Uderzo decide se aposentar

Albert Uderzo, um dos criadores do personagem de quadrinhos Asterix, o Gaulês, um verdadeiro símbolo nacional da França, anunciou que vai se aposentar. O artista está hoje com 84 anos, mas disse que já encontrou vários sucessores.

O artista de origem italiana concebeu o indomável guerreiro em 1959, em parceria com o roteirista René Goscinny. Após 52 anos desenhando-o, ele disse que se sente cansado, e que é hora de entregar sua criação a um talento mais jovem.

O anúncio ocorre no mesmo dia em que a editora Hachette celebra a venda de 350 milhões de livros do personagem no mundo, o que faz dele um dos principais produtos franceses de exportação.

Asterix e seu jovial parceiro Obelix foram publicados pela primeira vez em outubro de 1959, e desde então suas aventuras contra os invasores romanos já foram traduzidas para mais de cem idiomas.

Depois da morte de Goscinny, em 1977, Uderzo assumiu também os roteiros, para desgosto dos fãs, que se sentiram órfãos do humor e da ironia do titular.