11/10/2018

Desenhos de Tintim são leiloados por R$ 1,6 milhão


Os desenhos originais do livro de banda desenhada das Aventuras de Tintim “Carvão no Porão” leiloados nos Estados Unidos, foram vendidos pela leiloeira Heritage Auctions.
O leilão realizou-se em Dallas, no Texas e foi transmitido ao vivo para a delegação europeia da leiloeira em Utrecht, na Holanda.
O comprador é um investidor de Bruxelas que não quiz se identificar e preferiu permanecer no anonimato.
As duas pranchas desenhadas à mão pelo artista belga Georges Remi, que ficou conhecido por Hergé, são de 1957 e foram publicadas em 1958. Uma a lápis (35,2 x 50 cm) e a outra a tinta china (30,7 x 47,7 centímetros). Foram leiloados por R$ 1,6 milhão.
No início desta prancha, dividida em 12 vinhetas, vê-se o Tintim, o Capitão Haddock, o seu fiel companheiro Milou e o piloto estónio Piotr Szut com uma pala preta no olho, a olhar para o mar.
Sob os seus pés, nas profundezas do oceano, um mergulhador tenta prender uma mina ao navio, antes de ser atingido por uma âncora, que o deixa inconsciente.
É raro os desenhos originais de Hergé serem colocados no mercado, porque o artista não os ofereceu, senão ocasionalmente, como presentes a amigos próximos, segundo a Heritagem Auctions.
Tintim é uma estrela incontestada dos leilões. Um desenho em tinta da china para as capas dos álbuns publicados de 1937 a 1958 foi vendido por 2,65 milhões de euros pela casa de leilões Artcurial em 2014. Um recorde mundial.

Nenhum comentário: