11/03/2011

Grafiteiro transforma monumento em quadrinhos


Um Super-Homem com a pistola em riste comanda seus companheiros de batalha, um Papai Noel com binóculos e metralhadora observa o horizonte e, na mesma cena, Ronald McDonald olha absorto enquanto ergue um braço.

Isto é o resultado da brincadeira de um grafiteiro, ainda desconhecido, que escolheu o Monumento ao Soldado Soviético, em pleno centro de Sófia, na Bulgária. O brincalhão desconhecido também pintou com as cores americanas a bandeira soviética que aparece agitada acima dos soldados russos, originalmente representados antes de entrar em batalha contra as forças nazistas, há mais de 60 anos. Além disso, uma inscrição na base do monumento tenta explicar a transformação deste símbolo comunista: "Andando com o tempo.

A versão moderna deste monumento, construído em 1954, transformou-se em atração turística tanto para os búlgaros quanto para os estrangeiros, que fizeram fila durante cinco dias para tirar fotografias da inusitada intervenção artística grafiteira.

No entanto, a substituição de soldados soviéticos por personagens da cultura pop dividiu as opiniões entre os que riram da brincadeira e os que a consideram um ato de vandalismo cujo autor deve ser punido. A Prefeitura da capital búlgara já pediu para a Polícia encontrar o artista anônimo e multá-lo em 2,5 mil euros, além de obrigá-lo a limpar as figuras de bronze com suas próprias mãos ou pagar sua restauração, sob pena de ser preso. Enquanto isso, os bandidos estão soltos...

Um comentário:

Cleuber disse...

ducaralho essa arte. so uma correção, ''Enquanto isso, os bandidos estão soltos''...bandidos nao ARTISTAS