2/28/2011

Nova ganha Edição Especial de 35 Anos


A sensual ruiva cibernética Nova, acaba de ganhar a sua Edição Especial de 35 Anos. São 84 páginas de uma revista bem elaborada em todos os aspectos. São duas aventuras com desenhos de Emir Ribeiro. Na edição, uma HQ inédita "O começo de tudo", contando resumidamente a origem de Nova, originalmente produzida em 2008. Tem também, a história inédita "O fã", escrita há quase 15 anos atrás por Rodrigo Garrit, e desenhada por Emir Ribeiro em 2010. Acompanha uma novela textual que conta tudo sobre Nova, desde sua origem. Impecável!


O que: Nova 35 Anos
Páginas: 84
Formato: 21cm x 15cm
Acabamento: Capa couchê colorida com lombada de livro
Impressão: Off-set
Quanto: R$ 12,00
Pedidos: Caixa Postal 3535 - CEP: 58037-970 – João Pessoa - PB

2/25/2011

Semana do Quadrinho Nacional na Bahia


Aconteceu em Salvador a primeira edição da Semana do Quadrinho Nacional na Bahia. A iniciativa, idealizada pelo Coletivo HQ Independente Bahia em parceria com a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, antecipou as comemorações do Dia do Quadrinho Nacional e reuniu artistas de todas as épocas do cenário da HQ baiana. Para os realizadores, os quadrinhos se tornaram uma arte respeitada nos últimos anos, principalmente no Brasil. Na Bahia, novos autores têm despontado e um termômetro que prova isso, foram os lançamentos realizados em 2010. No ano passado, cerca de dez projetos foram aprovados por editais públicos e mais de cinco álbuns foram lançados, alguns deles com premiações nacionais. O objetivo do evento é mostrar essa produção com vigor aos baianos, integrando as diversas iniciativas do estado numa programação que seja representativa do que acontece na Bahia. Acima, foto do evento.

2/23/2011

Brasileiro concorre a prêmio francês


O brasileiro Wander Antunes, 44 anos, é um dos indicados ao prêmio de um festival francês de histórias em quadrinhos, que acontece na cidade de Angoulême. Seu trabalho, Qualquer Poeira da Estrada, ainda é inédito no Brasil, mas foi indicado na maior categoria do festival. O Festival de Angoulême existe desde 1974. O roteirista Wander Antunes é matogrossense, e deve estar rindo à toa. O álbum "Toute la poussiere du chemin" (Toda poeira do caminho), é o sexto do brasileiro publicado pela editora suiça Editions Dupuis, e a indicação ao prêmio é o de melhor livro de 2010. Escrito por ele e ilustrado pelo espanhol Jaime Martin, o trabalho inédito no Brasil conta a história de Tom e do garoto Buck, que se encontram numa estrada norte-americana durante os anos da Grande Depressão.

2/21/2011

Artista cria versão erótica para Alice


Mais conhecido entre os editores de quadrinhos, para os quais já fez capas de Pato Donald a Doutor Estranho, o artista Frank Brunner resolveu criar uma versão à Milo Manara, o famoso quadrinista italiano de quadrinhos eróticos, de uma das personagens mais populares da literatura infantil: Alice, aquela do País das Maravilhas. Brunner não é o primeiro a explorar a personagem de Lewis Carroll em contexto erótico. O famoso e premiado roteirista de quadrinhos Alan Moore já usou a mesma Alice, além de Dorothy (O Mágico de Oz) e Wendy (Peter Pan), em uma novela gráfica cuja linha narrativa era regida pelo sexo.

2/18/2011

HQ de Ronaldinho faz sucesso na Europa


O sucesso de Ronaldinho nos quadrinhos na Europa, se deve muito a persistência de Mauricio de Sousa em focar a imagem do atleta como craque também nas histórias em quadrinhos.
As histórias são distribuídas pela Dargaud, uma das mais importantes editoras do mundo, que publica os principais títulos da Europa. As aventuras do meia já são publicadas em jornais e revistas de mais de 20 países do Velho Continente, como Itália, Suécia, Croácia, Sérvia e Espanha.
A parceria entre Maurício de Sousa e Ronaldinho foi firmada em 2006 e provou ser um sucesso no mercado editorial. Após dois anos, o ex-gremista é o jogador mais famoso dos quadrinhos de todo o mundo, com o cartunista prometendo novas estréias do craque pelos jornais, revistas e gibis.

2/17/2011

Edgar Franco é destacado no cenário dos quadrinhos


A revista Artlectos e Pós-humanos do artista Edgar Franco foi destacada pelo filósofo Msc. Edgar Smaniotto, como uma das grandes criações do cenário dos quadrinhos. Smaniotto é redator da importante revista portuguesa de histórias em quadrinhos "BD Jornal" e do jornal "Graphiq" e um dos maiores pesquisadores e críticos da HQ brasileira. Já escreveu para o portal de quadrinhos Bigorna um artigo em que destaca os 10 melhores quadrinhos de todos os tempos em sua opinião. Dentre os sugeridos por Smaniotto, está inclusa nessa lista a revista "Artlectos e Pós-humanos". Smaniotto concluiu sua menção com a frase: "Cada HQ de Edgar Franco pode provocar nos leitores um verdadeiro êxtase estético, metafísico e epistêmico!".

Edgar Franco é um artista bastante criativo, onde busca uma linguagem híbrida de quadrinhos, cuja pesquisa foi desenvolvida em seu mestrado. Sua arte supera em muito o conceito atual de HQ. Usando um sistema visionário, Edgar cada vez mais conquista fãs pelo Brasil e mundo afora. Podemos dizer que suas HQs são Cult, como os cinéfilos gostam de conceituar o que é bom no cinema.

As quatro edições já publicadas da "Artlectos e Pós-humanos" podem ser adquiridas na Editora Marca de Fantasia no link abaixo:

www.marcadefantasia.com

2/15/2011

Artista cria heróis soropositivos


Robert Walker é um desenhista americano que com 15 dólares no bolso se mudou da Flórida para Nova Iorque com o sonho de entrar para a indústria dos quadrinhos. Com seu talento, resolveu usar os quadrinhos para ajudar as pessoas a entender o HIV e a Aids. Nesse contexto, ele criou a série O+Men, onde os nove integrantes, todos de raças e origens sociais diferentes, são soropositivos. O artista diz que familiares e amigos morreram com problemas decorrentes da Aids, e queria através dos quadrinhos romper alguns mitos, informando de modo correto sobre a doença.

Robert criou seu estúdio de quadrinhos digitais onde disponibiliza os quadrinhos do grupo que tem dado informações importantes sobre a prevenção a doença e o teste de HIV. Ele já trabalhou para a Marvel e para a DC e diz que não quer ser um grande artista da indústria dos quadrinhos, mas sim ajudar a humanidade com sua arte.

2/14/2011

HQ com princesa Diana gera controvérsias


Dificilmente o nome da princesa Diana é citado sem um pano de fundo repleto de controvérsias. Desta vez não foi diferente. Uma história em quadrinhos publicada nos Estados Unidos, pelo quadrinhista americano Darren G. Davis, está sendo alvo de várias críticas da imprensa britânica, sob alegação de que a obra em questão denigre a imagem da princesa, que morreu em 1997, depois de ser perseguida por fotógrafos.

O roteiro de Davis pretende rever a vida da ex-princesa de Gales, do momento em que ela se casa com o príncipe Charles até sua morte. O jornal inglês Daily Express publicou uma história sobre o quão horrorizados os fãs britânicos de Diana ficaram com a publicação de Davis. A história agora repercute pela internet e gera, mais uma vez, um debate sobre o tratamento da imagem de Diana.

Os quadrinhos sobre Diana fazem parte de uma coleção chamada Female Force ("Força Feminina"), que ainda vai publicar biografias de personalidades como Michelle Obama, a primeira-dama dos Estados Unidos, Stephenie Meyer, autora da saga Crepúsculo e J.K. Rowling, que assina pelos livros Harry Potter.

2/12/2011

A Bíblia em Mangá


Lançada inicialmente no Reino Unido, chega agora as lojas brasileiras a versão em mangá da Bíblia – O Novo Testamento, pela Editora JBC. Ficou muito interessante os personagens bíblicos na versão mangá. Cristo, por exemplo, é mostrado sem barba e de uma forma muito mais sombria que o habitual. A leitura, no entanto, mostra que, de mangá, não há muito. Como o mangá foge a essas regras das HQs produzidas no Ocidente, quando se incorporam alguns dos seus princípios gerais ao estilo, por exemplo, o resultado é um traço diferente.

O que: Bíblia O Novo Testamento em mangá

Editora: JBC

Texto: Akinsiku

Desenhos: Siku

Quanto: R$ 9,90

2/11/2011

Tiras em quadrinhos causam polêmica


O governo da Indonésia está pedindo que um blog tire do ar tiras de quadrinhos que mostram relações sexuais envolvendo o profeta Maomé. O ministro da Comunicação da Indonésia, Mohammad Nuh, disse que os quadrinhos são muito antiéticos e muito inapropriados. Ele disse que, se necessário, vai pedir que o provedor de Internet bloqueie o acesso ao site. As tirinhas que aparecem no site provocaram um debate intenso entre os leitores do blog, mas a repercussão do caso parece estar por ora restrita a esse pequeno círculo. Um porta-voz do ministério disse que os desenhos são ofensivos não só para muçulmanos como para todas as religiões. As tiras de quadrinhos contam histórias com sexo explícito envolvendo o profeta, intercalados com versos aparentemente do Corão.

2/10/2011

Marcio Baraldi lança Vapt e Vupt



Além dos numerosos trabalhos que acumula como cartunista, Marcio Baraldi mantém a regularidade de colocar no mercado novas edições anuais. Ele acaba de lançar o seu novo álbum de tiras, Vapt e Vupt. Os personagens vivem aventuras filosóficas e espirituais, onde os dois passarinhos comovem crianças e adultos. Os dois procuram respostas para os males da humanidade. Na coletânea estão reunidas as melhores tiras da série, que em 2010 completou 15 anos. A obra não tem um humor ácido de Vale Tudo nem o rock na veia de Hey Ho, Let's Go, mas nem por isso, deixa de agradar os aficionados que admiram o trabalho do artista que acumula prêmios a cada ano. As tiras de Vapt e Vupt são espiritualistas, sem ser piegas e em uma abordagem que certamente agrada aos seus leitores. Podemos afirmar, que Baraldi não mudou muito em sua linha com Vapt Vupt, já que mantém sua crítica social, suas denúncias de maus tratos aos animais, sua militância ecológica e outros temas que costumam se identificar com sua premiada trajetória como cartunista. Impecável!
O que: Vapt e Vupt
Autor: Marcio Baraldi
Editora: GRRR! em parceria com a HQM Editora
Páginas: 50
Onde encontrar: Comix Book Shop
Formato: Papel couché colorido com capa plastificada
Quanto: R$ 10,00

2/07/2011

Erotismo em HQ virtual agita a Índia


Savita Bhabhi, a primeira estrela pornô dos quadrinhos indianos está dando o que falar. As aventuras eróticas protagonizadas pela personagem estão causando alvoroço na Índia, país onde a pornografia é ilegal. A revista eletrônica, que é publicada em inglês e em mais dez dialetos hindus, está sendo acusada pelos conservadores de “deturpação dos valores morais e de incentivo a práticas obscenas entre os jovens”. Um dos episódios mais polêmicos, no qual Savita Bhabhi, que é casada e mãe de família, faz sexo com o famoso ator de Bollywood, Amitabh Bachchan, gerou protestos calorosos contra a HQ, por parte dos atores da indústria cinematográfica indiana. Os criadores da HQ se defendem, "criamos Savita Bhabhi para mostrar que as mulheres indianas também têm desejo sexual. A Índia é um país onde a sexualidade é reprimida", concluiu em entrevista à revista eletrônica Global Post. De acordo com a opinião do desenhista das histórias, Deshmukh, a personagem está fazendo uma espécie de revolução igualitária dando uma sacudida nos conceitos sexuais dos indianos. Para piorar o conflito, a modelo e cantora indiana Nilanti Narain, famosa e admirada em seu país, posou para fotos sensuais inspiradas na mulher devassa dos quadrinhos on line.

2/06/2011

60 anos de Charlie Brown


A Peanuts, história em quadrinhos que encantou centenas de milhares de pessoas pelo mundo com a desenvoltura de Charlie Brown, Snoopy, Lucy e Linus, comemorou 60 anos. A tira original, desenhada por Charles M. Schulz, circulou pela primeira vez no dia 2 de outubro de 1950. As histórias em quadrinhos apareceram em mais de 2 mil jornais em 72 países e em 21 línguas. A temática e os personagens abordam questões com as quais pessoas de todas as gerações conseguem se identificar. As pessoas adoram a simplicidade e a clareza dos desenhos.

2/03/2011

Google homenageia o Menino Maluquinho

O Google fez uma ótima homenagem ao Menino Maluquinho, em comemoração aos seus 30 anos de existência. Sua cara arredondada apareceu na logomarca da ferramenta de buscas. O garoto é personagem do livro infanto-juvenil O Menino Maluquinho, criado pelo desenhista e cartunista mineiro Ziraldo. A obra, que conta as aventuras de um menino cheio de energia, que vive com uma panela na cabeça, já vendeu mais de 2 milhões e meio de exemplares e foi parar no teatro, TV e nos cinemas.

2/02/2011

Artista americano arrebenta em leilão



O artista americano Roy Lichtenstein, um ícone da Pop Art, teve sua obra Ohhh Alrigth, vendida por US$ 38 milhões de dólares pela casa de leilões Christie´s, de Nova York. A obra mostra o desenho de uma mulher, produzido com sua famosa técnica de Benday Dots, como se fosse uma personagem de histórias em quadrinhos. A imagem ficou famosa no mundo todo.